Make your own free website on Tripod.com

RESUMO

Esse projeto enfoca a desigualdade, a exclusão social  e a discriminação do bairro Cidade Aracy, localizado na periferia urbana da cidade de São Carlos-SP. O projeto tem por objetivo contribuir para o resgate da auto-estima e da dignidade de seus moradores por meio de um trabalho conjunto entre a recém-criada Associação de Moradores, as instituições de ensino superior nas quais atuamos e parcerias com empresas privadas.

O interesse por este projeto surgiu por ocasião da III Mostra PUC-Rio. A escolha pelo bairro Cidade Aracy se deu a partir do acesso aos dados da pesquisa “Diagnóstico da Exclusão Social em São Carlos”, (1999) realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, cujos indicadores sociais apontavam esse bairro como um dos mais carentes em relação à educação, saúde, segurança, renda familiar e inserção no mercado de trabalho.

No que se refere ao papel das empresas no combate às desigualdades sociais, observamos que a partir dos anos 90 a Responsabilidade Social se institucionalizou como prática fundamental de ação para a reestruturação de nossa sociedade. Nesse sentido, as empresas, o Governo e a própria sociedade civil têm se comportado como atores deste processo. Essa, se consolida com a transformação do Estado em um Estado Regulador e com o crescimento das demandas dos movimentos sociais, os quais necessitam de participação direta não somente dos colaboradores de uma empresa, mas também da comunidade na qual atua .

Considerando o investimento das empresas na área social, visando propiciar cidadania, combater a exclusão, promover o desenvolvimento social e estabelecer  padrões éticos de trabalho – tal como tem ocorrido em empresas COSIPA, LIGHT, CPFL, CHESF, BOTICÁRIO, Fundação BANCO do BRASIL, FURNAS, entre outras - nosso projeto busca incentivar parcerias entre as empresas da cidade e a comunidade, visando consolidar as relações, bem como alcançar ações sociais efetivas.

Contudo, tendo como base as demandas já levantadas junto à Associação dos Moradores do bairro Cidade Aracy,  este projeto busca conciliar as demandas do bairro e os interesses das empresas da cidade, tendo a Universidade Federal de São Carlos e a  Faculdade de Monte Alto – parceria mista entre universidade pública e faculdade particular, representada pela equipe de pesquisa - como intermediadora na consolidação das relações aqui estabelecidas. Nesse sentido, acreditamos necessário um trabalho coletivo que envolva a empresa, o poder público, a universidade, os moradores e também a imprensa. Essa, considerada veículo de formação de opinião, será convidada a divulgar o trabalho realizado pelo grupo, o que auxiliará na criação de multiplicadores da idéia e a desmistificação do estigma existente em torno da pobreza.